• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Efeitos do El Niño poderão ser sentidos em julho


Sexta-feira, 30 de junho de 2023 - 11h00

Foto: Shutterstock


Até 28/6, em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Piauí, Sul do Maranhão e Oeste da Bahia e de Pernambuco, as chuvas não ultrapassaram os 25 milímetros, ou sequer choveu.


Acre, Maranhão, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e São Paulo tiveram chuvas variando entre 25 e 100 milímetros.


Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Leste do litoral nordestino tiveram chuvas variando entre 50 e 200 milímetros. Veja na figura 1.


Em junho (até dia 28), as anomalias negativas, entre 25 e 100 milímetros, concentraram-se no Acre, Amazonas, Sudoeste do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, litoral da Bahia, Norte do Ceará, Oeste do Maranhão e partes do Pará. Destaque à Roraima e ao Norte do Amazonas, cuja precipitação ficou até 200 milímetros abaixo da normal climatológica. Veja na figura 2.


Para julho, o Leste do litoral nordestino, Roraima, Amapá e Norte de Amazonas, do Pará e do Maranhão e a região Sul deverão ter chuvas variando entre 130 e 300 milímetros. No restante do Brasil, as chuvas deverão atingir as máximas de 60 milímetros. Veja na figura 3.


No período, o Amapá deverá ter chuvas de 75 a 150 milímetros acima da normal climatológica. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sul do Paraná e Norte de Roraima e do Pará deverão ter chuvas até 50 milímetros acima da normal climatológica.


Concomitantemente, as chuvas deverão ficar até 50 milímetros abaixo do esperado para o período no Amazonas, Oeste do Pará e litoral nordestino.


Figura 1.
Precipitação acumulada em junho (até dia 28), em milímetros.

Fonte: INPE/CPTEC


Figura 2.
Anomalia de precipitação acumulada em junho (até dia 28), em milímetros.

Fonte: INPE/CPTEC


Figura 3.
Previsão de precipitação em julho, em milímetros.

Fonte: INMET



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja